sábado, 28 de maio de 2016


O que é a BOCHA?

Hoje é um esporte mas, quando foi criado, era apenas um jogo. Conforme alguns indícios tem seu início no império Romano e na Grécia Antiga, onde era praticado com pedras esféricas. Consiste em um esporte de inteligência e estratégia, com o objetivo de lançar bolas (Bochas) o mais próximo possível do Bolim (bola alvo). As regras permitem interferência no posicionamento das bolas do adversário e do bolim que é previamente lançado por uma das equipes. Ele pode ser praticado individualmente ou em grupos.

TIPOS DE BOCHA

BOCHA: Bastante difundido na Europa entrou no Brasil por intermédio das colônias Italianas, tem uma maior proporção no Sul do pais, minas e no interior de São Paulo. Aqui no Brasil é conhecido como o jogo para pessoas idosas. É praticado com diversas bolas grandes e uma pequena denominada bolim (bola alvo) que são de  madeira ou de material duro e são praticadas em uma quadra específica denominada e cancha . Possui regras, federações e campeonatos oficiais.

BOCHA ADAPTADA OU BOCHA PARALÍMPICA: A Bocha sofre uma adaptação para que pessoas com quadros severos de disfunções motoras como: lesões medulares altas, tetraplegias, pessoas com paralisia cerebral severa, possam praticar o esporte. Essas adaptações ocorrem no material com que as bolas são feitas que passam a ser de um material sintético com uma espécie de areia dentro e a quadra que perde as bordas laterais e ganham boxes para as cadeiras de rodas. Torna-se um esporte Paralímpico em 1984. Ele é dividido em 4 classes:
BC1: Para atletas com paralisia cerebral, pode ser jogado com os pés ou com as mãos e  podem ter auxiliares para entregar a bola;
BC2: Também para atletas com paralisia cerebral, mas não é permitido nenhuma ajuda externa. Podendo adaptar cestos na cadeira para carregar as suas bolas de jogo, o atleta quem pega as bolas para efetuar os lançamentos;
BC3: Classe para os atletas com o maior grau de comprometimento motor. Os atletas necessitam de uma pessoa para lhes auxiliar e de acordo com as suas orientações, direcionam os dispositivos auxiliares (calhas), assim como pegam as bolas para que os atletas possam realizar os lançamentos.
BC4: Bem similar com a classe BC2, onde a diferença consiste em ser composta por atletas que possuem outros tipos de comprometimento motor diferente de paralisia cerebral. Ex.: distrofia muscular progressiva, esclerose múltipla, ataxia de Friedrich, lesão medular com tetraplegia.

BOCHA PRATICADA PELA SPECIAL OLYMPICS:  É a Bocha tradicional, sendo praticada em canchas e com as bolas sem nenhuma adaptação. Sua única diferença é apresentada na confecção das equipes (duplas) que são compostas por uma pessoa com deficiência intelectual e uma pessoa sem deficiência. Estas jogam em igualdade de condições.

Qual os valores educacionais que podemos trabalhar com a prática da Bocha?

CONCEITOS:
Perto e Longe;
Curto e Longo;
Forte e Fraco;
Rápido e Lento;
Por baixo e Por cima;
Direita e Esquerda;
Muito, Pouco e Igual;
Reto e Curvo;
Dentro e Fora;
Frente, Atrás e Meio;
Tabela, Ângulo;
Etc.

VALÊNCIAS:

Controle viso-motor;
Coordenação Motora Ampla;
Propriocepção;
Orientação Espacial;
Direcionalidade;
Atenção;
Concentração;
Socialização;
Etc..

VALORES:

Auto estima, acreditar no seu potencial;
Acreditar no potencial do outro;
Respeito;
Comprometimento;
Felicidade em estar junto;
Equilibrar interesses coletivos e individuais;
Etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário